Biografia - Ricardo Reis
Ricardo Reis(1887) é um heterônimo do poeta Fernando Pessoa, entre muitos outros que criou. O poeta português criou outros, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.
Fernando Pessoa teve a idéia de criar “Ricardo Reis” quando escreveu os "Poemas de índole Pagã”. Seu perfil consta que nasceu em Porto e estudou em colégio de jesuítas. Foi viver no Brasil depois de se formar em medicina. Era autodidata na língua grega e de formação sólida na língua latina.
Ricardo Reis nasceu na cidade de Porto. Por nutrir simpatia em relação à causa monarquista, expatriou-se ao Brasil em 1919.
Ricardo Reis possui obras em seu nome. As primeiras obras foram publicadas na revista Athena, fundada por Fernando Pessoa em 1924. Posteriormente, publicou várias Odes na revista Presença, de Coimbra. A idéia desenvolvida em sua obra faz parte do pensamento Greco-romano: clareza, equilíbrio, as boas formas de viver, o prazer, a serenidade. O pensamento do filósofo Epicuro permeia a obra de Ricardo Reis, que pregava que as pessoas deveriam viver o “aqui e agora”, retomando o preceito grego do carpem diem, baseado no prazer. Mas, além do epicurismo, Reis possuía o estoicismo também como influência, que propõe a aceitação do acontecimento das coisas e a rejeição às emoções e sentimentos exacerbados.
Ricardo Reis possui um estilo muito próximo dos escritos do poeta latino Horácio, como o uso de gerúndios, imperativos e inversões de sintaxe, como os hipérbatos.
Não existem fontes comprovadas de sua morte, mas o escritor José Saramago em seu livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” situou-o em 1936.
Assinar:
Postar comentários
3 comentários: sobre Biografia - Ricardo Reis
Muito bom...gostei
7 de maio de 2017 às 12:21oi
26 de setembro de 2017 às 11:23Se puder mandar mais sobre o Ricardo Reis, eu agradeço
7 de abril de 2019 às 06:13Postar um comentário para Biografia - Ricardo Reis